COLECTIVO

O Hernâni telefonou. Um blogue colectivo? Sim, porque não! A ideia não é virgem. Em 2008, no primeiro encontro de bloggers de Estremoz (gente boa), essa semente tinha sido posta em cima da mesa. Faltou quem a lançasse à terra. O Hernâni fê-lo em boa hora. O que nos une é Estremoz e há um objectivo que pode ser comum, por caminhos diferentes. Feito o desafio, aceitei na hora. Com uma única condição: Não há anónimos! Sou daqueles que acham que para além de outras utilidades, os blogues funcionam como uma espécie de teste para se perceber quando as audiências estão preparadas para determinados assuntos ou abordagens. Estaremos preparados para uma abordagem colectiva?
E que motivações pode haver para participar num blogue?
Um estudo académico de João Canavilhas(*) que a seguir transcrevo com a devida vénia, refere-se a este assunto de forma assaz curiosa.
"Os resultados revelam que as duas razões mais fortes para a criação de um blogue são a vontade de “informar e ser informado” e a necessidade de “ter uma intervenção cívica”, obtendo ambas o mesmo resultado. Na análise por posicionamento político, a Direita valoriza mais o informar e ser informado, ao passo que a Esquerda dá primazia à intervenção cívica. O terceiro aspecto mais referenciado como motivo para a criação de um blogue é a necessidade de um espaço de opinião inalcançável nos media tradicionais. Neste caso, Esquerda e Direita apresentam valores semelhantes. Os aspectos que se seguem são “sentir a reacção imediata dos leitores” e “criação de relações com pessoas que têm interesses comuns”, com Esquerda e Direita a apresentarem valores semelhantes.
A possibilidade de “participar numa comunidade verdadeiramente Democrática” é uma forte motivação para os inquiridos. Quem mais reforça este motivo é a Esquerda, com 40% dos inquiridos a mostrarem-se mesmo completamente de acordo, um valor significativamente superior aos 28% apresentados pela Direita.
Outra das razões que leva os inquiridos a criar o seu próprio espaço é “ajudar os leitores a interpretar as notícias” sendo esta a sexta razão mais referida.
A sétima razão mais valorizada na fundação de um blogue foi a possibilidade de “criar uma alternativa aos media tradicionais”.
Por fim, os inquiridos mostram ainda estar de acordo que a criação dos blogues pretendia “atingir públicos alternativos", sendo a Esquerda bastante mais entusiasta neste aspecto.
Os inquiridos mostraram o seu desacordo apenas em duas das 12 frases: Conseguir reconhecimento público e marcar a agenda política/mediática parecem não ser razões para a criação de um blogue. No primeiro caso é a Esquerda quem mais se demarca, com 47% dos inquiridos a mostrarem-se completamente em desacordo contra 23% de Direita."
____
Doctor pela Universidad de Salamanca
DEA em Comunicación Audiovisual y Publicidad (Univ. de Salamanca)
Licenciado em Comunicação Social (Univ. da Beira Interior)
Professor Auxiliar na Universidade da Beira Interior
____
Também pode ser lido neste local.

0 comentários:

Enviar um comentário