Dia Mundial do Livro

0

Por decisão da UNESCO, desde 1986 que a 23 de Abril é comemorado o Dia Mundial do Livro. Trata-se de uma data que merece alguma reflexão.
O desenvolvimento vertiginoso das novas tecnologias tem-nos legado múltiplos sucedâneos do livro cujo antepassado mais remoto e vulgarizado é o ebook. Disponível e facilmente acessível como poderão comprovar pela proliferação de bibliotecas e hemerotecas digitais que há por esse mundo fora.
Apesar disso, nada poderá substituir o prazer físico de ler um livro, folheá-lo, andando para trás ou para diante, sublinhá-lo, pôr-lhe uma ou mais marcas, escrever nele uma assinatura de posse ou até mesmo colar nele o nosso ex-líbris.
Um livro é um companheiro e um amigo das horas de solidão. É um timoneiro que nos conduz a bom porto. É um mestre mudo que fala dentro de nós. Por isso, apesar de todo o avanço tecnológico, os livros terão sempre um lugar muito especial, reservado nas nossas estantes e nos nossos corações.
Como homem de escrita, aproveito esta data para dar conhecimento aos que gostam de me ler, que tenho entre mãos o projecto de edição de um livro, a sair lá para o final do ano, se as contas não me saírem furadas. Trata-se de “METRALHA LIGEIRA”, uma colectânea de crónicas reunidas em seis grandes capítulos: 1 - Do Alentejo; 2 - De Estremoz; 3 - Da Arte; 4 - Dos Amigos; 5 - Do Humor; 6 - Da Infância e da Juventude;
Faço votos para que a concretização do meu projecto seja bem sucedida, além de que seja do vosso agrado. O tempo o dirá.


0 comentários:

Enviar um comentário