CONFERÊNCIA E EXPOSIÇÃO DE GENERAL FRANCO CHARAIS NO CENTRO CULTURAL DR MARQUES CRESPO, ESTREMOZ



Vai estar patente de 25 de Abril a 30 de Julho, na Sala de Exposições Temporárias do Centro Cultural Dr. Marques Crespo, em Estremoz, a mostra de pintura “História Viva”, pintura de Franco Charais. O tema inspirador é a preparação, realização e o pós Revolução de 25 de Abril de 1974.
No dia da inauguração, pelas 15h, o mesmo autor vai dar uma conferência sob o título – “25 de Abril de 1974: Golpe de Estado ou Revolução?”.
Franco Charais nasceu na cidade do Porto, em 1931, é general reformado do Exército Português.
Tendo colaborado na redacção do Programa do Movimento das Forças Armadas desempenhou, entre 25 de Abril de 1974 e 1982, funções na Comissão Coordenadora do Programa, Conselho de Estado, Conselho da Revolução e Comando da Região Militar do Centro e, após catorze anos à frente de um projecto de cooperação técnica com Angola, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, do qual foi fundador, decidiu dedicar-se a tempo inteiro à pintura, actividade em que, desde jovem, era autodidacta.
Desde 1995, em exposições individuais, vem mostrando os seus trabalhos nas galerias municipais de Albufeira, Aveiro, Beja, Carvoeiro, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa (Padrão dos Descobrimentos, Cervejaria da Trindade, Museu Militar, Associação 25 Abril, Galeria Cchiado d´Arte ), Lagos, Loulé, Parede, Portalegre, Portimão, Porto, Guimarães, Setúbal, Santo Tirso, Sesimbra, Sintra, Silves, Vila Real, Vilamoura, Viena (Áustria), Boston (USA), Bona (Alemanha) e colectivas na Sociedade Nacional das Belas Artes, na ANAP, em Palos de La Fronteira, em Valência ( Espanha ), em Lourdes e Angoulême (França), no Japão (Okinawa) e Barcelona ( V Salão Internacional de Artistas Contemporâneos Independentes ).
Está representado em colecções particulares portuguesas e estrangeiras e nas colecções dos municípios portugueses atrás referidos. Pintor convidado de honra no 1º Salão de Artes Plásticas de Angoulême em França ( 2001).
É membro da Sociedade Nacional das Belas Artes.
Juntamente com Stela Barreto tem atelier aberto com o nome “MONTRA D´ARTE” , em Portimão.

0 comentários:

Enviar um comentário